coberturas piscinas
coberturas
piscinas
coberturas
aquecimento
reparação
betão
climatização
coberturas
 MENU PISCINAS
Equipamento de Filtragem
Equipamento de Filtragem


filtro piscina

Equipamento de Filtragem

filtro piscina

O equipamento de filtragem destina-se a filtrar a água da piscina, retendo as partículas que estão em suspensão na água.
Não se deve no entanto confundir o sistema de filtragem com o sistema de tratamento da água pois são os dois necessários e complementares. Enquanto que o sistema de filtragem trata de reter as partículas maiores que estão em suspensão na água (30 a 60 micras), o sistema de tratamento de água trata de eliminar as bactérias, germes e fungos que vão aparecendo na piscina e que não ficam retidos no sistema de filtragem.
O sistema de filtragem é composto basicamente por um filtro e por uma bomba de recirculação, com o respectivo quadro eléctrico.
A capacidade do sistema de filtragem, definida em litros / hora, é calculada em função do volume de água a filtrar, sendo a regra de que o sistema deve ser dimensionado de forma a conseguir filtrar o volume de água todo da piscina num período compreendido entre as quatro e as oito horas.
Filtros
O filtro é fundamental para garantir uma água limpa e cristalina, retendo os lixos e poeiras a que a piscina está exposta.
Normalmente o leito filtrante é constituído por areia com a granulimetria adequada, embora existam outros materiais filtrantes. Quanto maior o diâmetro do filtro, maior a capacidade de filtragem e quanto maior a altura do leito filtrante maior a qualidade da filtragem.
Outro aspecto importante na escolha do filtro é a sua resistência à pressão. À medida que o filtro vai retendo as partículas, a sua pressão de trabalho vai aumentando uma vez que a passagem da água pelo leito filtrante vai sendo dificultada. O filtro vem sempre equipado com um manómetro que indica a pressão de trabalho e é quando essa pressão está próxima do limite da capacidade que se deverá proceder à limpeza do filtro.
Esta operação é extremamente simples, bastando manipular um válvula para lavar o filtro em "contra corrente".
Bombas
A bomba é elemento fundamental do sistema de filtragem.
A unidade a instalar deve ser cuidadosamente dimensionada em função do volume de água a tratar. A sua escolha deve ser bastante criteriosa, devendo-se ter em conta o seu rendimento, o índice de ruído e a qualidade dos seus materiais.
Deve-se ainda ter em conta se a piscina irá ser equipada com o sistema de tratamento de água por electrólise de sal, caso em que é importante optar por uma bomba que resista à salinidade da água.
Acessórios de encastrar
Skimmers: São as bocas que se encontram na linha de água da piscina e por onde é aspirada a sujidade que se encontra a linha de água. O seu número é função dos m2 de superfície de água da piscina e do dimensionamento do sistema de filtragem.
Ralo de fundo: É por onde se esvazia a piscina e por onde se faz parte da recirculação da água.
Tomada de Aspiração: É onde se liga o aspirado manual ou automático para proceder à limpeza da piscina
Bicos de injecção: É por onde a água retorna à piscina depois de passar pelo sistema de filtragem

filtro piscina

 
 
Somos uma empresa que dedica á comercialização de coberturas para piscinas, piscinas, aquecimento, spas e saunas em Portugal.